Peixe mais feio do mundo! Peixe sapo – Seeteufel

É muito gratificante para nós chefs, quando conseguimos os produtos que precisamos. Neste caso falo do peixe sapo (provavelmente o peixe mais feio do mundo, hehe), também chamado tamboril em Portugal ou Seeteufel na Alemanha.

Tamboril

Cuidado na limpeza da cabeça, pois é cheia de espinhas!

Este peixe não é muito bonito, mas tem carne extremamente saborosa e com uma textura única que lembra carne de viera, peixe badejo e jacaré.

É um peixe de águas profundas e no Brasil ainda é pouco conhecido, apesar de ser encontrado no litoral brasileiro desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul. Acredito que por ser um peixe feio, espinoso, com grande perda de carne durante a limpeza e pelo desconhecimento de preparações, este peixe não faz sucesso no Brasil. A grande quantidade do que é pescado aqui no Brasil é vendido para a Europa, pois é servido na alta gastronomia européia.

Na Alemanha o kilo deste peixe custa mais que o do filé mignon! O exemplar da foto abaixo foi comprado numa peixaria em Itapema (SC) e seu custo foi de aproximadamente R$ 20/kg (Maio 2010).

Depois da pesca é feita sua limpeza, tirando as víceras e a cabeça, que mede mais ou menos 2/3 do animal. Praticamente são aproveitadas as buchechas e a cauda. As buchechas tem mais músculos e gelatina/colagem. Esta carne frita em manteiga clarificada com louro, alho e algumas ervas fica simplesmente deliciosas!

Trouxe então o peixe para dentro de sala de aula na Univali. Verifiquem o resultado nas fotos abaixo: a propósito eu já disse que ele é feio, mas que sua carne é muito saborosa???

Brasil: Peixe-sapo / Portugual: Tamboril / Alemanha: Seeteufel / Inglaterra: Monkfish / França: Lotte

Cuidado na limpeza da cabeça, pois é cheia de espinhas!

Aproveita-se as buchechas e os dois filés da cauda

Preparando a cauda, atenção para não fritar demais, pois a carne deve ficar glaseada por dentro – fazer cocção tipo vieira

Servido com pimentão, funcho, cebola e tomate refogado. Fica muito saboroso!

About these ads

10 Respostas para “Peixe mais feio do mundo! Peixe sapo – Seeteufel

  1. Uê, o que é isto?
    Prefiro Linguado com molho de camarão! Michela

  2. interessante , o sabor diferente? sera que da para saber qual sabor ele mais se aproxima de outro peixe? acho sempre valido conhecer novos sabores ………….

  3. Eu compro muito tamboril aqui no Rio e o peixeiro sempre me fala 2 coisas: que só eu compro esse peixe, e que o (aspecto fisico) do peixe é horrivel !! E vendo as tuas fotos, pude comprovar que ele tinha razão no segundo quesito pelo menos….Mas eu adoro! Faço muito “à la nage” !

  4. Pingback: Cozinha contemporâena « Chef Heiko Grabolle

  5. Eu ja preparei muqueca de peixe sapo em duas ocasiões, realmente como cita vosso artigo, é muito dificil conseguir esta espécie de pescado, conseguimos através de uma pessoa influente na Industria pesqueira Kowaski em Itajaí, geralmente a produção é exportada, achei a textura e o sabor muito semelhante a lagosta, ele possui esta aparencia disforme devido habitar as grandes profundidades sob altissima pressão, situação que o faz rastejar-se no fundo do mar.

  6. Adorei o resultado, parabéns amigo!

  7. PARABÉNS. Eu preparei um prato com esse peixe mas, só tive acesso aos filés do tamboril. Vendo dessa forma como vc nos mostrou, fica evidente que o “bicho” é feio mesmo kkk. Um abraço.
    ADILSON SANTANA.
    Gastronômo.

  8. exciting fish and seafood recipes

  9. MARCELO ROMAO:
    DO TAMBORIL… ALEM DA CARNE TER SABOR TAMBEM DE LAGOSTA OU LEBRAR… DA PARA SE FAZER FARIAS RECEITAS OU PREPARAÇOES… MAIS O QUE SE PODE FAZER MELHOR COM ELE É O FOIE GRAR MARINHO… MUITO SABOROSO

  10. Tamboril é um peixe com um sabor formidavel. É muito usado em Portugal e é um dos meus pratos preferidos. A femea tem um ” apendice ” que precisa ser retirado pois caso contrario fica com um sabor horrivel. Quem o prepara na peixaria sabe certamente e tira esse apendice que aparece apenas nas femeas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s