Ética na cozinha profissional

Curiosamente hoje, numa era em que o avanço tecnológico e as profissões diretamente ligadas a ele são cada vez mais valorizados, a profissão de chef de cozinha desponta como um ramo bastante promissor. Na cozinha, a base para desenvolver um bom trabalho não está na tecnologia utilizada, mas na criatividade, conhecimento, motivação e, sobretudo, no trabalho em equipe.

Como toda profissão, a culinária traz consigo um comportamento e ética próprios. O novo chef de cozinha precisa ter disposição para aprender e estudar, além de preparar-se para lidar com um ambiente muitas vezes comandado pelo estresse. É principalmente nesse momento que a equipe deve trabalhar unida para alcançar um mesmo objetivo e, para tomar suas decisões, os chefs devem basear-se nos seguintes princípios:

– Respeito à vida;
– Economia de alimentos (evitar o desperdício);
– Economia de energia;
– Uso de produtos regionais e sazonais;
– Uso de comida saudável e saborosa;
– Uso de detergentes biodegradáveis;
– Coleta seletiva; etc.

São esses conceitos que estabelecem a base ética da profissão, cujo fluxo ocorre de acordo com o diagrama abaixo:

 

Colaboração

 

 

Tolerância

 

 

Objetividade e

Conhecimento

 

 

Disposição e

Criatividade

 

Intuição

 

 

Prática e

Prontidão

 

 

Honestidade e

Compreensão

 

Resultado

 

 

Trabalho em equipe e Felicidade no que faz

 

Abraços Chef Heiko Grabolle

11 Respostas para “Ética na cozinha profissional

  1. Iranildo de Oliveira Macedo

    sou chefe de cozinha em uma choperia de americana a nove anos, gostei muito da sua sugestão.Não tenho nenhum curso profissionalizante, mas Deus me deu um dom que já fazem 16 anos no ramo fui cozinheiro dos três melhores chefe do brasil na época .Sou do piauí eu me chamo Iranildo de Oliveira Macedo

  2. Sou do curso de Gastronomia e hoje o professor passou um trabalho baseado nesse contxto, achei muito bom pois se trata de um tema bem interesante.

  3. ANTONIO GOMES DE LISBOA JUNIOR

    OLA SOU GASTRONOMO FORMADO PELA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA, E ATUO COMO PROFESSOR DE COZINHA NA AXIOMAS BRASIL.
    ACHEI MUITO LEGAL AS DICAS AQUI PASSADA.
    PARABENS AO CHEF.

  4. Oi.. sou estudante de gastronomia, preciso escrever um artigo para a faculdade e um dos assuntos que estou pesquisando , é sobre a ética.
    Gostei muito de suas dicas.
    Parabéns..

  5. Marisa Monteiro

    olá… tenho um trabalho a realizar sobre a ética na cozinha profissional, e minhas duvidas foram bem esclarecidas.obrigado

  6. Republicou isso em trespontosderouxe comentado:
    O post do Chef Heiko é de 2009, mas continua mais atual do que nunca…

  7. estou fazendo um trabalho sobre gastronomia e empreendedorismo o post me auxiliou muito vou cita-lo no trabalho

  8. faço gastronomia e preciso do código de ética da cozinha,como devo proceder.Preciso de ajuda.

  9. Boooa noite galera ,
    Sou aluno de gastronomia também de Foz do Iguaçu , a professora da matéria de Ètica passou um trabalho e gostaria de ver se alguem chegou a fazer e que possa me ajuda .
    Artigos na Gastronomia
    Código de ética ; Princípios e Moral .
    Muito Obrigado.
    E-mail: japa-chou@hotmail.com

  10. Gostaria de saber mais sobre ética na cozinha. ..pois estou fazendo um trabalho p/faculdade. Obrigada!

  11. Há uma lei que determine o código de ética na gastronomia ou o mesmo só existe pelo bom senso? E, caso exista, onde encontrar a edição?

Deixe um comentário

