Trabalhar em cruzeiro III – organização na cozinha

O que eu gosto muito do trabalho em cruzeiros é que exige uma organização muito complexa. Todos os serviços estão organizados conforme os processos de preparação de comdia.

Começando com as mega-câmeras de congelamento e as câmeras frias além do almoxarifado que chega a tamanho monstruoso.

Precisa imaginar que o navio leva por dentro um completo supermercado com todos os ingredientes que serão usados durante uma viagem de 9 dias, que significa nada menos do que comida para mais de 120.000 mil refeições (3.400 passageiros, mais 1000 tripulantes vezes três refeições por dia por nove dias).

Na verdade a cozinha é distribuida em três decks (andares).

O primeiro deck fica na parte inferior do navio e é onde acontece o pré-preparo e o descongelamento. Neste andar existem as praças de carnes, leguems, peixes, etc.

O segundo andar comporta as cozinhas de pré-paração final e a padaria. Curiosidade do cruzeiro Costa Magica por dia a padria consome mais ou menos 600 kg de farinha de trigo e produz em média mais de 9.000 mil pãezinhos.

O terceiro andar é a cozinha principal, dividido em três grandes praças: Garde-manger, cozinha quente (com Entremetier, Poissionier, Saucier, …) e a patisserie.

Para quem tem interesse em trabalhar em navio segue uma dica importante: Observe desde do começo como a cozinha funciona e respeite a hierarquia!!!

Linha de produção

Flávia Quaresma preparando sua receita

Linha de serviço

13 Respostas para “Trabalhar em cruzeiro III – organização na cozinha

  1. Olá chef, tudo bem? Nos conhecemos no evento em Recife ano passado.
    Quero trabalhar num cruzeiro, como eu faço? Vc pode me indicar algum navio?

    Abraços, Bruno

  2. Seu blog e show!!! Escutei que no ano que vêm você vai novamente trabalhar no navio.

    Como eu posso me inscrever para participar?
    É possível participar da sua equipe?
    Valeu e até ,Manoel

  3. Olá professor… tudo bem?
    Eu fui sua aluna na Univali a uns 3 anos atrás… Lívia Ponte. Não sei se vai lembrar de mim?
    Enfim, estou com interesse de ir para Berlim ainda este ano, e gostaria de saber se voce não teria algum contato profissional pra me indicar.
    Algum colega, quem sabe, que possa me ajudar, pois eu não conheço ninguém da gastronomia de lá…
    Muito obrigada!
    Até mais, Lívia.

  4. OLA Chef Heiko Grabolle ,estou mandando email para todos os navios cruzeiros ,para trabalhar em julho de 2011,voce acha que se tenho um curriculo bom eu consigo ou tenho que ter muiiiiiiiita sorte.obrigada,M.Lucia

  5. gostaria de saber quais empresas procurar em santos, para trabalho em cruzeiros,obrigado

  6. Gostaria de trabalhar nestes navios de cruzeiros eu sou formado pelo o SENAC do Recife Pe na funçao de garçom e ja trabalhei em varios hoteis e restaurantes aqui em Recife.E sei falar a lingua Inglesa muito bem em conversaçao.Quem estiver interessado de me contratar para eu trabalhar de garçom nestes navios de cruzeiros e so entrar em contato comigo atraves do meu telefone residencial:34685567.Grato.David Junior.Candeias.Jaboatao dos Guararapes.Pe.

  7. ola Chef!
    Por favor como faço para trabalhar em cruzeiros?

  8. Marcelo de Araujo

    Olá, meu nome é Marcelo de Araujo, sou cozinheiro e churrasqueiro profissional a mais de dez anos, faço na brasa qual quer tipo de carnes, entre elas, bovinas, ovinos, suínos, aves, caças, peixes, frutos do mar e outros. Já fui premiado pela prefeitura de minha cidade, por criar pratos, ornamentar com elegância, modernidade e combinar sabores. Minha especialidade hoje e o churrasco rústico, que tem simplicidade e a verdadeira cara da fazenda brasileira ou seja o corte tradicional das carnes e na comida de modo artesanal. Fiquei muito interessado no anunsio, caso tenha interesse de conhecer meu trabalho, eu terei um imenso prazer de mostrar tudo aquilo que sei fazer de melhor, com muito carinho, responsabilidade e profissionalismo. Meus telefones para contatos é 55-021-2791-0091 e 55-021-8569-6986. Aguardo ansiosamente sua resposta.

  9. Leticia Izabella Perdigao Pereira da Silva.

    Olá, me chamo Leticia Perdigao e estou cursando o quarto periodo de gastronomia na Faculdade Estacio de Sa de Belo Horizonte,trabalhei no centro da grande BH por um periodo de dois meses como ajudante de cozinha,estava me especializando em fazer e crias saladas diversas.Tenho uma grande vontade de trabalhar e criar uma grande experiencia na minha area. Estou aceitando entrar em qualquer area na cozinha e sera um grande prazer se ainda conseguir ser na sua equipe. Se tiver como entrar em contato comigo por email,facebook ou ate mesmo telefone. Tel: (31) 87823934. (31)35324164. Email: leticia_izabella@hotmail.com (email que consegue comunicar-me no hotmail, orkut, facebook). Obrigada,espero a resposta anteciosamente.

  10. ricardo figueiredo bastos

    gostaria de enviar um curriculo como faço.sou profissional da area a mais de 10 anos

  11. Pingback: Trabalhar em cruzeiro I – a preparação | Chef Heiko Grabolle

  12. Só experiente em todas arias,podem my a judar a trabalhar aly,dar meu contributo a empresa.obgado

Deixe um comentário

