Receitas de Natal com bermuda e chinelo de dedo!

Antes de lhes passar a receita vou usar este post para confessar que no começo, na fase de adaptação no Brasil foi muito difícil viver um Natal de bermuda e chinelo de dedo enquanto minha vida toda construí iglus na neve, com velas para minha mãe. Mas então eu fui consolado com praia, camarão e cervejinha, que aprendi a degustá-la estupidamente gelada!

Além disso, a minha pesquisa no sul do país – “O que vocês comem no Natal?” esbarrou na cultura européia que inevitavelmente era acompanhada de Papai noel, bonecos de neve, renas, bolas coloridas penduradas numa árvore de plástico com muito algodão. Longe de estar criticando, pois eu invejo a alegria e descontração de como o brasileiro se diverte nestas festas, e é por isso que eu estou aqui. Mas eu confesso que foi um tanto diferente para mim.

Foi unânime dizer que as mesas eram servidas com pernil e/ou peru com frutas em caldas, tipo californiano. Apareceram o arroz e a farofa para dar o toque brasileiro e de quebra as saladas – todos os tipos que vocês podem imaginar.Na sobremesa estavam os pudim de leite-condensado, manjar de coco, pavê de doce-de-leite, musse de chocolate e sorvete.

O Brasil, eu já percebi, e me corrijam se estiver errado, é um país aberto a novas culturas e experiências e sempre dá um jeitinho de fazer a coisa ficar diferente, seja por alegria ou por necessidade. Então não vejo nenhum problema em dizer que as familia mais modernas já alguma vez trocaram o pernil e peru por outros pratos, tais como: chester (este é típico brasileiro), strogonoff (de frango, carne ou camarão), peixe assado, o bom e velho churrasco, entre outros para celebrarem um Feliz Natal!!!

Diante desta realidade me permiti imaginar um Natal um tanto colorido, aromático, saboroso e fresco! Pois uma receita alemã neste calor não seria respeitoso e sim quase desastroso.

Farei algumas sugestões de receitas durante o mês de dezembro – agaurdem!

Abraços, chef alemão Heiko Grabolle

Uma resposta para “Receitas de Natal com bermuda e chinelo de dedo!

  1. Adorei o artigo! Realmente nosso Natal tropical é surreal. Kitch, mas, divertidíssimo.

Deixe um comentário

