Facas básicas para o cozinheiro

Quais facas comprar para um estudante de gastronomia? Foi esta pergunta que me levou a escrever este post.

Facas para o chef são como a tesoura para o cabeleireiro, o carro para motorista, a câmera para o fotógrafo, enfim é o que faz um chef. Quanto mais se investir em qualidade melhor será o aproveitamento durante o trabalho. Por isso atenção na compra na hora de investir o seu dinheiro nestas ferramentas.

Geralmente usamos facas para tarefas comuns como cortar, fatiar e desossar. O estudante ainda está treinando e sentindo cada alimento e o seu treino pode ser feito com as três facas básicas: a faca do chef, a faca de desossar e a faca de legumes.

Facas básicas para o cozinheiro: Faca do chef, faca para desossar e faca de legumes

Na imagem facas da marca alemã Zwilling

Então sugiro investir numa quantidade pequena de facas no começo da carreira para usar até perceber qual é o melhor arsenal de ferramentas para o seu oficio.

Ressalto que é importante verificar o material, tamanho e peso na hora da compra, isto é, nem sempre a faca mais cara é a melhor para o usuário.

Seguem minhas dicas na hora de comprar:

  1. Tamanho – Não deve ser grande demais, nem pequena demais. Para fazer um corte legal a faca principal (faca do chef) precisa ter uma lâmina comprida, porém se a mão ou o braço do usuário forem pequenos não ajuda em nada ter uma lâmina no tamanho de 10 polegadas, só vai atrapalhar. Porém se a lâmina for curta demais não tem como conseguir fazer um corte liso e o trabalho marca o alimento com o corte em zig-zag.
    Antes de ir a loja faça testes com as facas que tem em casa para sentir e perceber qual é o melhor tamanho. Leve as facas que mais se adaptou para a loja para fazer as comparações.
  2. Material – Sugiro usar facas de inox (aço inoxidável). Há modelos mais pesados e outros mais leve.  No começo recomendo as facas mais leves para “sentir” a faca na mão e acostumar o braço (criar musculatura adequada).
    Com tempo você terá o “feeling” para conhecer os seus instrumentos e é comum usar mais vezes uma das facas do que as outras, pois depende da praça do seu trabalho e é nesta hora que você vai construir seu arsenal.
  3. Marca – Atenção na compra! Sim, existem boas marcas que eu poderia indicar, mas o importante é o estudante pesquisar as marcas, a origem, o feitio.
  4. Higienização – Independente da marca, forma e tamanho do seu material tenha o cuidado de limpar e secar sempre os instrumentos para tê-los por muitos anos.

Para decidir Segue abaixo algumas dicas para sua compra.  Qualquer dúvida entre em contato comigo via contato@heikograbolle.com ou via twitter @heikograbolle.

Fotos do meu arsenal, após 18 anos de trabalho:

Abraços e boas compras!

Chef alemão Heiko Grabolle

Anúncios

10 Respostas para “Facas básicas para o cozinheiro

  1. NOSSA QUE PRECIOSIDADE SÃO ESTA S FACAS …

  2. GENTILEZA NOS ENVIAR TODAS AS PUBLICAÇOES

  3. Obrigado pela orientação ! Um Abraço !

  4. Parabéns pela postagem deste no seu blog. De fato, não somente os alunos mas todos nós, sempre devemos estar atentos aos nossos materiais de trabalho. Parabéns e sucesso sempre. Abraços. Carlos Pita

  5. Muito agradecida pela orientação! Como faço para comprar essas tres facas , a do chefe a de desossa e a de legumes.?

  6. linda sua coleção de 18 anos, são como varas de condão…fazem maravilhas..rsrsrs, vou chegar lá, tb!!

  7. g8 guidance for all chef..! thanks alot.

  8. Show de bola essa matéria das facas, mas o mais bacana foi a exposição das tuas facas, realmente são nossas preciosidades. Grande abraço Sandra

  9. Bela foto e belas ferramentas de trabalho.

  10. Como fasso pra comprar facas pra sushi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s