Receita alemã: Bolo de queijo ou cuca de queijo

Esta receita alemã é da minha avó! Ela sempre servia este bolo  em ocasiões familiares especiais como  casamentos, aniversários comemorações em geral. Bolo de queijo (ou cuca de queijo) é chamado Käsekuchen em alemão .

A diferença desta receita alemã é que leva o queijo quark., um queijo muito conhecido e usado em receitas tradicionais alemãs. E claro, eu estou postando esta receita porque já é possível encontrar este queijo no mercado nacional. Este queijo é fresco e tem sabor que lembra uma mistura de iogurte, cream cheese e ricota.

Receita alemã: Bolo de queijo ou cuca de queijo – Käsekuchen

Ingredientes para a massa:

  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 125 gramas de açúcar
  • 2 Ovo
  • 125 gramas de manteiga
  • ¼ colher de fermento em pó

Ingredientes para o recheio:

  • 200 gramas de açúcar
  • 500 gramas de queijo Quark (Queijo mole; Tipo de queijo suave de massa fresca, cremoso de alta umidade. Fabricado a partir do leite fluído desnatado)
  • 2 ovo
  • 15 gramas de maizena (amido de milho)
  • 500 ml de leite integral
  • 3 colheres de sopa óleo
  • 1 pouco de suco de Limão Siciliano

Metodo de preparo:

Preparar a massa: misturar o açúcar, o ovo e a manteiga na batedeira. Adicionar um pouco de fermento em pó e a farinha de trigo. Untar a forma de 18 cm de diâmetro e 4 -5 cm de altura com manteiga e preparar a massa com uma borda de com 3 -4 cm de altura de borda. (Esta massa não deve ser pré-cozida)

Preparar o recheio: Misturar os ovos e o açúcar na batedeira. Aos poucos adicionar o leite. Acrescentar os outros ingredientes e misturar tudo junto para obter uma massa homogênia. Cuidado com o suco de limão! Só acrescentar no final para não qualhar o leite.

Dispor o recheio dentro da forma com a massa crua, deixar descansar por 30 minutos e dpois assar no forno a 160º – 180º C por mais ou menos 1 hora.

Antes de cortar, deixar o bolo descansar por pelo menos 30 minutos.

Dica: Preparar a receita e assar um dia antes do evento. Pode guardar na geladeira. Pode ser servido com qualquer acompanhamento, mas eu prefiro com molho de vinho tinto preparado como o Suflê de Sêmola

Receita alemã

Receita alemã: Pode servir sozinho, mas eu prefiro com molho de vinho tinto.

Guten Appetit,

Chef alemão Heiko Grabolle.

Conheça a minha coleção de receitas alemãs!

Anúncios

27 Respostas para “Receita alemã: Bolo de queijo ou cuca de queijo

  1. Yumy… me parece muito bom, vou experimentar qq dia….

  2. Olá Heiko!
    Admiro, muito seu trabalho! Adorei receber esta receita, pois desde que morei em Blumenau, e em toda festa ou reunião de família que frequentava, lá estava, mas fui pra Rio do Sul, onde a maioria, das pessoas são de descendência italiana, e acabei esquecendo, mas sempre que lembro, sinto muita saudade, do tempo também.

    Vou fazer com muito carinho!

    Sucesso, e Paz!

  3. Pingback: As receitas do chef alemão | Chef Heiko Grabolle

  4. Obrigada !!! Chef !!! Continuo de olho em suas dicas. Conte comigo !!! Adoraria fazer um curso com vc !!!! Parabéns !!!

  5. Looks very good..vou fazer com ricota,,estou em USA..e nao sei bem qual
    queijo e este..?! mas acredito que vai ficar bom tambem!!

  6. O Käsekuchen é sempre delicioso, tradicionalmente servido no café da tarde, nas vezes em que estive na Alemanha! Mas o difícil é encontrar o Quark aqui no Brasil, e em muitas receitas alemãs usa-se ele. Pode me indicar alguma marca que produza? Sou do Rio Grande do Sul. Abraço.

  7. Olá… o quark da marca Lac Lélo é de ótima qualidade e está presente em diversos mercados do RS. Na rede de mercados Bourbon vc encontra o quark da marca La Corse, produzido pela mesma fábrica.

  8. Muito boa essa cuca, fiz assim que via a receita, ficou ótima.
    Parabéns pela receita.
    Clara.

  9. Fantástico! Sou gaúcha, mas moro no nordeste, posso substituir este queijo por ricota? Ou algum outro?? Abraço!

  10. Olá Chef,
    Admiro seu trabalho e suas receitas. Vou fazer a torta e postar em sua homenagem.
    Grata.

  11. Bom. Dia.
    Sou Roberto, aqui de Araçatuba SP. fiz essa receita muito boa. principalmente come-la com geleia de limão siciliano. ÓTIMA.
    ABRAÇOS..

  12. Maristela Corssato Morelli

    Parabéns, suas receitas são ótimas. Obrigada.

  13. marcia regina domingues

    …e a receita do molho de vinho tinto? (pode me enviar pleaaaaaaaaaaase)

  14. Moro na alemanha e aqui colocamos um pacote de pudim de baunilha no lugar da maisena,podendo tbem acrescentar gomos de tangirina na massa,fica uma delicia!

  15. Quark onde vca cha ai no Brasil?

  16. jacqueline roepcke

    Esse é o bolo de queijo, pois a cuca mesmo é feita com fermento de pão. O queijo quark particularmente acho muito azedo. Prefiro ricota ou o queijinho branco de colono.

  17. Fiz esse bolo de queijo exatamente como a receita. Só que há algo de errado, não sei se tem que colocar mais maisena (mais do que os 15g que pede nessa receita)… com a quantidade de leite que pede na receita o recheio ficou praticamente LÍQUIDO, tive que misturar na batedeira por váriooooos minutos e nada de ficar com consistência de “massa” como diz na receita, ficou é mais líquido do que massa! Então, após o tempo do forno e após esfriar, vi que a massa ficou mole e o recheio não estava na consistência do bolo de queijo. Em resumo, o gosto até ficou bem parecido com o bolo de queijo, mas o visual, ficou horrível (misturou massa e recheio, ficou uma papa). Por isso que digo, talvez não sejam só 15g de maisena para aquela quantidade toda de leite.

    • Oi Ana Paula, tudo bem?

      Talvez a minha descrição “de ficar com consistência de massa” deveria ser explicado melhor, tipo mistura homogênea. Mas é certo, o recheio deve ficar “liquido”, ele vai cozinhar depois no forno e quando estiver pronto fica bem cremoso. Temos muitos tipos de cucas, nem todos são secos e de massa única, esta cuca deve ficar assim mesmo como diz na receita.

      Obrigado pelo retorno e Guten Appetit,
      Chef Heiko.

    • Se você colocar um pacotinho de flan de baunilha no lugar da Maizena, funciona muito bem, quanto a consistência, mas pode mudar um pouco o sabor da receita original, porém te garanto que fica delicioso e a massa bem macia quando pronta.

  18. Muito obrigada pelo retorno!!! Tentarei fazer mais uma vez! Muitíssimo obrigada! Abraço! 🙂

  19. Adoro esse bolo de queijo, ele e servido em alguns Cafés da Serra gaucha,vou experimentar a sua receita.obrigada

  20. Onde posso encontrar o queijo Quark aqui em São Paulo? Posso substituir por outro queijo ou ricota? Espero que vc me ajude.Adoro suas receitas!!!

  21. Sou de Recife e aqui não existe quark, mas achei uma receita no youtube super fácil de como fazer quark, e de dois modo!

  22. Deliciosa cuca de queijo do chef Heiko Grabolle. Parabéns!

  23. Hallo, posso substituir o Queijo Quark por outro???

  24. Posso jogar o molho de vinho por cima do bolo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s