Batata, batata, batata, …

Batata, batata, batata… chamada Kartoffeln em alemão é para os alemães como o arroz é para os japoneses e brasileiros, o milho para os americanos…

A batata pode ser cozida, frita, refogada, gratinada, recheada, grelhada, assada, é o acompanhamento perfeito para pratos principais!

Culinária alemã

No Brasil a batata mais vendida é a batata Inglesa, chamada assim porque foram os Ingleses que as trouxeram para o Brasil.

A batata tem uma influência muito grande, é muito saborosa, rica em vitaminas e tem leve na degustação. Analisando o seu uso em diversos países, vejo que a batata ocupa pouco espaço no Brasil. Considerando que na Europa se usa um tipo de batata para cada cocção, o brasileiro faz milagres com a pouca variedade ofertada.

Devido a variedade de mais de 200 tipos de batatas vendidas na Alemanha, o alemão divide em 3 grupos principais que só consegue distinguir quando o produtor informa, pois elas são bastante parecidas aparentemente. Veja a classificação:

  • A = Festkochende Kartoffelsorten são batatas que ficam firmes após o seu cozimento. Usadas para saladas tipo maionese, batata sauté, gratinadas, assadas.
  • B = Vorwiegend festkochende Kartoffelsorten são batatas que ficam firmes após o seu cozimento, mas contém uma consistência mais cremosa. Usadas para ensopados, rôsti, batatas recheadas.
  • C = Mehlig kochende Kartoffelsorten são batatas que ficam mole e desmancham fácil após cozimento. Usadas para purê, Knödel, croquetes, cremes, pommes dauphine, macaire.
Culinária alemã

Geralmente oferecido por um preço menor: Batata inglesa escovada.

Dica: Você mesmo pode fazer um teste para saber quanto amido a batata tem, corte a tampa de uma batata e esfregue (com a tampa) em movimentos circulares na área do corte.

  • Quanto mais líquido branco aparecer, mais amido ela tem. Quanto mais amido tiver, quer dizer que ela é uma tipo C = Mehlig kochende Kartoffelsorten.
  • Se quase não sair líquido branco quer dizer que a batata tem pouco amido, então é uma batata do tipo A =  Festkochende Kartoffelsorten.
Culinária alemã

Batata doce – a pele e polpa da batata doce podem variar de cor: de branco, amarelo, laranja, rosa e roxo, porém as cores branco e amarelo ou laranja são as mais comuns.

No mundo temos mais de 4.000 tipos de batata, 250 tipos são usados diretamente para o consumo (fonte: aqui). No Brasil a batata mais vendida é a batata Inglesa, chamada assim porque foram os Ingleses que as trouxeram para o Brasil. A batata Inglesa é um tipo mais aguada, com cor pálida e com sabor mais fraco do que as ofertadas na Alemanha. Mas isto é normal devido ao clima.

Culinária alemã

Batata cara – é bastante confundida com o inhame, especialmente na região Nordeste do Brasil. Foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos.

Outros tipos vendidos no Brasil com menor oferta sem tirar sua riqueza são: Asterix, Bartina, Bintje, Désirée, Kondor, entre outras que fazem uma boa diferença na cozinha para quem sabe usá-las.

A batata rosa (também chamada Asterix) é o tipo que eu mais gosto de usar. Ela tem um corpo mais amarelado e consistente. Após o cozimento apresenta ainda um aroma de batata, é mais cremosa e é ótima para nhoques e Knödel, por exemplo.

Culinária alemã

Batata rosa é o tipo que eu mais gosto de usar. Ela tem um corpo mais amarelado e consistente.

A batata salsa, também chamada de mandioquinha e a batata-doce, que contém grandes quantidades de amido, com sabor marcante são excelentes para fazer chips.

Culinária alemã

Batata mandioquinha ou batata salsa excelente para fazer chips.

Acredito que com as novas técnicas e tendências os tipos de batatas ainda vão ganhar seu espaço na culinária brasileira. Para quem quer conhecer algumas das minhas receitas segue este link: heikograbolle.wordpress.com/receitas-alemas

Abraços e Guten Appetit,

Chef alemão Heiko Grabolle.

Anúncios

4 Respostas para “Batata, batata, batata, …

  1. ADOREI SABER TUDO SOBRE A BATATA , OBRIGADA CHEF.

  2. Pingback: Dicionário Gastronômico Alemão – aprenda as palavras mais importantes da cozinha alemã | Chef Heiko Grabolle

  3. Pingback: Receita alemã: Kartoffelknödel – almôndegas de batata | Chef Heiko Grabolle

  4. Leopoldo Renata Alves da Silva

    A batatata inglesa não é opriginária da Europa,e sim da America do Sul,levada pelos ingleses na época da colonização,como lastro de navios que voltavam vazios,jogando-as fora quando chegavam na Inglaterra,POR SER CONSIDERADO UM ALIMENTO DE BAIXA CATEGORIA.Em determinadoa época a realeza resolvou fazer batatas em um baquete oferecido á nobresa,ea moda pegou,como era costume da época de copiar tudo o que a realeza fazia,e foram aos cais esperando os navios de batatas vindos da America do Sul,e assim se difundiu o hábito do consumo da batata na Europa.Ela é originária da Bolivia,onde são conhecidas mais de 40 especies de batatas,que por incrivel que pareça;é da mesma familia do tomate,ou seja das solanáceas.As tribos quechuas e aimaras da Bolivia term tecnicas de liofilização da batata inglesa( deshidratação da batata )

    para guarda-las para anos em que a safra foi ruim,que duram até 25 anos,depois quando necessário poem-nas na água e elas rehidratam novamente.Aliofilização usada para muitos medicamentos usados hoje na medicina foi copiada das tecnicas dessas tribos.
    Leropoldo Renato Alves da Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s