Receita alemã: Heringsbrot – Patê de sardinha

Heringsbrot, ou também chamado pão com sardinha e ovo é um prato típico alemão com peixe de conserva. Ele faz parte da mesma categoria como o Rollmops e pode servido como prato ou entrada fria.

Nunca ouvi falar deste prato na Alemanha, então pesquisei bastante e descobri que é um prato típico dos imigrantes alemãs do sul do Brasil (se alguém tiver mais informações, favor me corrigir!).

Depois de diversas pesquisas e tentativas achei uma receita, mas eu mudei ela um pouco para adaptar melhor ao nosso paladar de hoje. Servi com pão francês e não com pão de forma, como é geralmente feito. Para mim o pão de trigo combina melhor por causa da sua crocância. Ficou delicioso e pessoalmente achei um excelente lanche!!! .

Aproveitem!

Cozinha alemã

Culinária Alemã: Heringsbrot

Ingredientes (receita para aprox. dois pães):

  • 1 lata de sardinha de salmoura
  • 1/2 cebola
  • 20 gramas de bacon
  • 1 colher de sopa de nata
  • 1 colher de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de cream cheese
  • Um pouco de sal e pimenta-do-reino
  • Um pouco de salsa fresca picada, também pode ser cebolinha

Para servir:

  • Ovo cozido
  • Alface verde
  • Pão de trigo fresco

Método do preparo:

Primeiro limpar os filés de sardinha, usar somente os filés. (tem gente que coloca tudo, mas não curto muito, prefiro um patê liso e cremoso sem pedacinhos!)

Em seguida cortar a cebola e o bacon em cubinhos e refogar junto em fogo baixo. Deixar resfriar um pouco e misturar com os filés de sardinha. Em seguida misturar com os outros ingredientes até obter uma textura de patê.

Dica: eu misturei tudo no nosso processador, fica bem melhor do que misturar na mão.

Resfriar o patê antes do preparo.

Para finalizar dispor num pão de trigo fatia de alface, preencher com aproximadamente 50/60 gramas do patê e por cima distribuir fatias de ovo cozido.

Cozinha Alemã

Perfeito para o café de manhã – Heringsbrot

Guten Appetit,

chef alemão Heiko Grabolle.

4 Respostas para “Receita alemã: Heringsbrot – Patê de sardinha

  1. Brigite Bier Sant Anna

    Para nós blumenauenses Heringsbrot é com sardinha de salmoura amassada com nata em pão caseiro!

  2. Cleusa Tommaior

    Bom dia , Chef Heiko.

    Faço uma receita de creme de maionese, e um dos ingredientes é mostarda em pó da marca

    Enviado do meu iPhone

    >

  3. Cleusa Tommaior

    Bom dia Chef Heiko, Faço um creme de maionese que leva mostarda em pó , eu uso a marca colman’s, porém não estou encontrando fácil,tem outra marca para me indicar.

    Enviado do meu iPhone

    >

  4. Que bom que postou esta receita. Minha falecida mãe, alemã naturalizada sempre fazia o tal do rol mops, mas eu achava que ia só creme de leite. Meu marido sempre pede para eu fazer.

Deixe um comentário

