O chef alemão

Sobre Heiko Grabolle


Chef alemão, autor do livro “Cozinha Alemã” (editora Senac), chef oficial da Oktoberfest em Blumenau (Revista Veja 2016), Embaixador da gastronomia do estado de
Santa Catarina (Prêmio Dolmã 2017) e Food Stylist, radicado no Brasil desde 2003, dono da sua empresa Heiko Grabolle Gastronomia. É membro da associação dos chef
alemães VKD e chef do Senac Restaurante-Escola em Blumenau (SC). Tem passagens por Alemanha, Suíça, Itália, Inglaterra e Espanha, entre outros.
Além dos diversos projetos e festivais gastronômicos no Brasil, participou de eventos na França (2005), Alemanha (2006), México e Nova York (2013), e tem coordenado o Cruzeiro Prata Gourmet da Costa Crociere e o Royal Gourmet da Royal Caribbean Cruise Lines por 9 anos
consecutivos (2007 – 2016), levando chefs de renome para completar o sucesso do evento.

______________________________________________

Um chef alemão dentro da cozinha brasileira

O alemão Heiko Grabolle acredita não ter antepassados por aqui. Mas não pense que ele perde para os imigrantes, já “abrasileirados”, no quesito alegria, no gosto pela boa cerveja e no encantamento pela música. Soma-se à isso, o encantamento pelo nosso país, o amor por uma brasileira e a paixão pela mistura cultural no prato verde-amarelo.

O chef nasceu na região da Vestefália, no oeste da Alemanha. Cresceu num pequeno vilarejo com cerca de mil habitantes, sonhava em ser jardineiro, mas foi pego de surpresa pela atração pelos aroma dos temperos da sua terra. Inspirado pelas ervas da cozinha, Heiko acabou formando-se na escola profissional, para chefes, Fischbacherberg. Curioso pela gastronomia do mundo, viajou e trabalhou em diversos país, mas foi o Brasil, e uma brasileira, que o fisgaram de uma só vez.

“Cheguei ao Brasil por meio do convite da minha esposa, Giselle, que na época era minha namorada. Já tinha escutado muito sobre o Brasil, suas belezas naturais, sobre a felicidade e suas festas como carnaval e as religiosas. Eu era (e ainda sou!) um dos grande fãs de música brasileira popular”, conta Grabolle.

Antes de vir ao Brasil, Heiko dedicou seus três anos de formação profissional ao conhecimento da gastronomia no Restaurante Alter Wartesaal, no coração da Cidade da Colônia. Serviu o exército como chefe para Otan, na base da aeronáutica alemã na Ilha da Sardenha/Itália. Em Londres ganhou mais experiência de chefe. Abriu as portas de um restaurante com seu irmão Sven Grabolle em Maiorca, na Espanha.Foi Chefe no Cruzeiro Internacional MS Bremen, finalizou seu mestrado em Gastronomia na Escola de Hotelaria DeHoGa em Hamburgo, na Alemanha. Um currículo extenso.

Em Florianópolis, em Santa Catarina – onde a primeira colônia alemã no Estado foi fundada em 1829, e a mais importante estabelecida em 1850, em Blumenau – Heiko casou e com afinco, trabalha intensamente para aprender sobre como brasileiros, assim como outros povos, e os imigrantes alemães uniram o gosto e os ingredientes germânicos numa gastronomia ímpar e espetacular. E é este o foco do seu primeiro livro, que deve ser lançado ainda este semestre pela Editora Senac.

Uma troca de experiências

Assim como tantos alemães no Brasil, o chef Heiko Grabolle tem muita história para contar aqui da vida de lá, e lá da vida daqui. Ele quer ir além, quer aprender, ensinar e trocar experiências. Quer contar aos brasileiros que sua terra natal tem mais do que marreco e cerveja, quer comentar o país evoluiu dentro da comunidade Europeia; quais são suas novas tendências; preocupações; mudanças. E é em seu livro “Gastronomia Alemã”, com lançamento agendado para o mês de junho, que o chef descreve as principais características da cozinha germânica, assim como suas transformações e sua valorização nos dias atuais.

O ano promete apenas coisas boas para este alemão. Iniciou os primeiros meses trabalhando forte nas festas mais tradicionais de Santa Catarina. No mês de abril, assumiu a consultoria e o cardápio do Sena Restaurante-escola, em Blumenau; Em maio viajou ao México e EUA, no evento Goal to Brasil; e daqui para frente sua agenda está lotada dos melhores sabores, aqueles típicos de grandes conquistas.

Formação

2003 – Diploma em Mestre de cozinha, estudando administração de Hotelaria e Gastronomia, organização e controle de custos, marketing, administração de pessoal. Formação na Escola de Hotelaria DeHoGa – Hamburgo/ Alemanha

2002 – Diploma em Instrutor para Formação de Cozinheiros, aperfeiçoando na educação em gastronomia escola de hotelaria Grone – Hamburgo/ Alemanha.

1993/ 1996 – Curso de Formação de Chef de Cozinha, trabalhando no sistema dual acadêmica na Escola Técnica Alemã e no restaurante Alter Wartesaal Colônia/ Alemanha.

Proficiência em idiomas

Alemão, Inglês e Português.

Cozinha alemã

Experiência Profissional do chef Heiko Grabolle

Experiência Profissional:

2015 / atualmente – Chef da OktoberfestBlumenau/ BRASIL, Chef Oficial, chef consultor, planejamento e criação do conceito “Haus“. 70 lugares mais área externa.

2009/ atualmente – FOOD STYLIST Florianópolis/ BRASIL, Produção Culinária (Food Stylist), produzir e manipular pratos para fotografias e comerciais de televisão.

2008/ atualmente – Empresa Heiko Grabolle Gastronmia Florianópolis/ BRASIL, proprietário, serviços oferecidos em consultoria para restaurantes e eventos, foodstylist e professor para aulas e workshops.

2008/ atualmente – SENAC BLUMENGARTEN– Blumenau/ BRASIL, Chef Consultor, Chef de cozinha e Autor.

—-

2017 / Chef Embaixador de Santa CatarinaSanta Catarina/ BRASIL, Prêmio Nacional DÓLMÃ – Oscar da Gastronomia.

2015 / Chef Consultor 27ª SchützenfestJaraguá do Sul/ BRASIL, Chef Oficial, chef consultor, planejamento e criação do conceito “Ecke“. 70 lugares mais área externa.

2015 / atualmente – Chef da OktoberfestBlumenau/ BRASIL, Chef Oficial, chef consultor, planejamento e criação do conceito “Haus“. 70 lugares mais área externa.

2014 / Restaurante Baden BadenCampos do Jordão/ BRASIL, Chef Consultor.

Splendour of the Seas
Fonte: http://www.latintopjobs.com

2008 / 2013– Royal Gourmet – Internacional/  Chef Consultor e chef de cozinha, criação de cardápios, organizador do evento ao lado da chef Monica Rangel .

2014 /  Senac BlumengartenBlumenau/ BRASIL, Homenagem da cidade de Blumenau.

2013 / Lançamento do Livro Cozinha Alemã São Paulo/ BRASIL, Autor Grabolle, Heiko.

2013 / atualmente – Senac BlumengartenBlumenau/ BRASIL, Chef Consultor e chef de cozinha, criação de cardápios. 120 lugares.

2009/ atualmente – FoodStylist Florianópolis/ BRASIL, Produção Culinária (Food Stylist), produzir e manipular pratos para fotografias e comerciais de televisão.

2008 / 2013– Cruzeiro Gourmet – Internacional/  Chef Consultor e chef de cozinha, criação de cardápios, organizador do evento ao lado da chef Monica Rangel .

2008/ atualmente – Empresa Heiko Grabolle Gastronmia Florianópolis/ BRASIL, proprietário, serviços oferecidos em consultoria para restaurantes e eventos, foodstylist e professor para aulas e workshops.

2009/ 2014– UNIVALI – Balneário Camboriú/ BRASIL, chefe convidado nos Cursos de Pós-Graduação de Enogastronomia e de Gastronomia – Padrões de Qualidade na Produção e Serviços.

2009/ 2014– UNIVALI – Balneário Camboriú/ BRASIL, professor em gastronomia. Cursos de tecnólogo e bacharelado. Curso Cozinha Mediterrânea, Curso Cozinha Francesa Clássica, Curso Cozinha Francesa Contemporânea, Curso Cozinha Italiana clássica e Cozinha alemã contemporânea, entre outros.

2008/ atualmente – SENAC BLUMENGARTEN– Blumenau/ BRASIL, Chef Consultor, Chef de cozinha e Autor.

2007 – ICPG – Blumenau/ BRASIL, chef convidado no Curso de Pós-Graduação de Gestão em Gastronomia, Curso Cozinha e Cozinha II.

2006/ 2010– UNIASSELVI – Blumenau/ BRASIL, professor técnico em gastronomia. Curso superior de Tecnologia em gastronomia. Curso Cozinha do mundo, Curso Habilidades Básicas, Curso Cozinha Contemporânea 85 horas entre outros.

2003/ 2007 – UNISUL – Florianópolis / BRASIL

Professor técnico em turismo e gastronomia. Cursos de bacharelado, tecnólogo e técnico. Curso Habilidades básicas profissionais, Curso Cozinha Européia, Curso Cozinha Contemporânea, Curso Cozinha Novas Tecnologias e outros. Chefe de cozinha no restaurante UNISUL na Fenaostra.

2004 – Bragança Gastronomia – Florianópolis/ BRASIL, chef de cozinha, preparação de pratos e controle de estoque.

2003 – Bistrô Halle 13 – Hamburgo/ ALEMANHA, chef de cozinha, buffet e contabilidade de custo e estoque. Bistrô 45 lugares, buffet para até 1000 pessoas.

2002 – Restaurante Groupe Chez Gerard – Londres/ INGLATERRA, Sous Chef, contabilidade de custo e estoque, coordenação de reuniões e seleção de staff. Responsável pelo treinamento dos funcionários. 85 lugares.

2001 – ****Cruzeiro Internacional MS BREMEN – Empresa Hapag – Lloyd/ ALEMANHA, trabalhando no cruzeiro como Chef Gardemanger com buffet e controle de higiene padrão EUA. 180 lugares. Com o chefe Friedrich Pichler e Willi Leitgeb– hoje chef executivo do Cruzeiro Internacional MS EUROPA.

2000 – Restaurante Marinas – Maiorca/ ESPANHA, Chef Saucier, controle de estoque e criação de cardápios diários. 200 lugares. Com o seu irmão o chefe Sven Grabolle.

2000 – ****MARRIOTT Regent Park Hotel – Londres/ INGLATERRA, Demi Chef de Partie com rodízio nas áreas da cozinha e room-service.120 lugares.

1998 / 1999 – Hotel Waldhotel Fletschhorn – Saas Fee/ SUIÇA, (uma estrela do Guia Michelin), Chef Saucier e Chef Entremetier com a chefe Irma Dütsch (chefe do ano 1994) e Marcus Neff (chefe do ano 2007), Criação de cardápios diários e curso de culinária para interessados. 70 lugares e 14 suites.

1997 / 1998 – ***** HYATT Regency Hotel / Restaurante Graugans Colônia/ ALEMANHA, Commis de Cuisine, especialidades Euro-asiáticas à la carte e room-service com o chefe Thomas Bähner (hoje chefe executivo do Hotel Haytt São Paulo)

1997 – Serviço Militar (Base Alemã) – Sardenha/ ITÁLIA, Chef de cozinha Italiana.