Porque os alemãs gostam tanto de linguíça e salsicha?

Alemanha é um dos países com o maior consumo em salsichas, lingüíças e embutidos. Todos estes produtos tem um só nome em alemão: Wurst.

Lingüíças alemãs

Existem mais de 1.500 tipos de embutidos e defumaods na Alemanha!

Se imagina que os alemães tem hoje uma variedade de mais de 1.500 tipos de Wurst. E os alemães apreciam eles frios, grelhados, fritos, cozidos , etc. Wurst faz parte do cardápio do dia, isto é, pode ser consumido no café de manhã, no almoço e no jantar. Substituindo a carne principal nos pratos principais.

Salsicha alemã

Wurst faz parte do cardápio durante todo o dia.

Aí vem a pergunta, porque tanta variedade, tantos tipos de Wurst na culinária alemã? A resposta até é fácil: Necessidade de sobrevivência! A mais de 2.000 anos surgiu a técnica de rechear as tripas de animais com uma preparação relativamente barata com a possibilidades de mistura diferentes sabores. E assim foi possível um melhor aproveitamento das partes da carne menos desejadas como miúdos, orelha e etc. Junto com sal e outros condimentos era mais fácil de conservar as carnes, que pode ser de suína, bovina, ovina, caprina e até aves.

Salsichas alemãs

Lingüíça tipo Blumenauense da marca Olho de Pomerode.

Existe uma frase famosa de Otto von Bismarck, chanceler do império alemão (1815-1898): “Je weniger die Leute wissen, wie Würste und Gesetze gemacht werden, desto besser schlafen sie! traduzido: Quanto menos as pessoas souberem como são produzidas as salsichas e as leis, melhor elas dormem!”

Mas hoje em dia há a preocupação de saúde e o que um dia foi fruto da necessidade de aproveitamento recebe renovação e ganha cada vez mais destaque na culinária alemã, pois aparecem produtos light, feitos de aves e até de avestruz. Embutidos são cada vez mais utilizados na alimentação e fazem parte do cardápio de todas as classes sociais.

Salsichas alemãs

Bratwurst, uma salsicha suína, de cor branca, levemente temperada e grelhada.

De todos os tipos de Wurst que existe a que eu mais gosto é da Bratwurst, uma salsicha suína, de cor branca, levemente temperada e grelhada.

Abraços a todos,

chef alemão Heiko Grabolle.

Leia também: Salsichas alemãs.

10 Respostas para “Porque os alemãs gostam tanto de linguíça e salsicha?

  1. Gostei da reportagem meu amigo ,nós por aqui tb fazemos muitos embutidos tb como vc pode ver nas minhas fotos no Face Book no nosso grupo da Arquitetando na Cozinha ,fazer embutidos é uma arte milenar !
    Um beijo nas panelas JP

    • Moro em Portugal mas sou filha de alemães,e fui criada comendo pela manhã linguiça cozida,e aqui em Portugal eles fazem uma linguiça parecida com esta Pomerode,só com o nome de Chouriço,é gostosa.
      Adoro comida alemã,faz lembrar-me da minha infãncia,no R:G:S

  2. Pingback: Salsichas alemãs | Chef Heiko Grabolle

  3. Pingback: Gastronomia » Blog Archive » Promoção: De “Olho” na Receita!

  4. Adorei, Heiko! Suas descricoes sobra a cozinha alema sao muito precisas. Abraco, Tamine

  5. Estive anos atras no Porto de Bremem cidade linda e turistica,amei gostaria de voltar;seu conto popular dos “Irmaos Grimm” encanta,foi là que degustei as melhores linguiças do mundo,maravilhoso. Abraços Heiko e sucesso sempre.

  6. Klaus Balogh Fagundes

    Chef Heiko, esqueceu de mencionar a Pferdewurst, ou não são mais produzidas?

  7. É possível informar fornecedores de linguiças alemãs no Brasil?

  8. Pingback: Tudo o que não é bom para minha saúde… ô… que delícias… sniff… snifff… | Maryworks

  9. Pingback: Salsichas alemãs – Heiko Grabolle

Deixe um comentário