Receita Goulash – popular na Alemanha

Vou começar o ano com uma receita que eu gosto muito, o Goulash (Gulasch em alemão)! Embora de origem húngara, é muito popular na culinária alemã!!!

A receita é basicamente um ensopado de carne (que pode ser de bovina, suíno e até de peito  de frango), porém se destaca pelo sabor marcante da páprica doce. Para acompanhar este prato recomendo Knödel, Spätzle, arroz ou macarrão normal.

Receitas alemãs

Goulash, embora de origem húngara é muito popular na culinária alemã!!!

Segue a minha receita com as fotos do passo-a-passo. Aproveitem e Guten Appetit!

Ingredientes:

  • 800 gramas de coxão duro
  • 40 ml de óleo de canola
  • 800 gramas de cebola
  • 30 gramas de manteiga
  • 5 dentes de alho
  • Páprica doce ao gosto
  • 40 gramas de extrato de tomate
  • Ervas seca como louro, alecrim, tomilho,…
  • 300 ml vinho tinto demi-seco (para esta receita usei um Pinot Noir)
  • Sal e pimenta do reino preta
  • Aproximadamente 1 1/2 litro de caldo de carne

Método de preparo:

Cortar a cebola em cubinhos pequenos e a carne em cubos maiores de 2 a 3 cm. Refogar primeiro a cebola com o óleo por alguns minutos. Adicionar a manteiga e continuar refogando. Em seguida acrescentar o alho e a páprica doce. Misturar e refogar por mais alguns minutos. Adicionar o extrato de tomate. Refogar novamente e juntar a carne.

Após 10 minutos adicinar as ervas e deglacear com o vinho tinto e aguardar até ferver. Em seguida adicionar a metade do caldo. Ferver em fogo baixo até duas horas colocando mais caldo se necessário. A dica para obter um bom caldo do Goulash é: ferver por um longo tempo para reduzir e concentrar o caldo! A carne deve cozinhar no próprio caldo. Não usar farinha para engrossar!

Aproximadamente após duas horas verificar a consistência da carne que deve estar macia e o molho com uma consistência cremosa.

Pronto, servir com Knödel, Spätzle, arroz ou macarrão de seu gosto.

Receitas alemãs

Cortar a cebola em cubinhos pequenos e a carne em cubos maiores de 2 a 3 cm.

Receitas alemãs

Refogar primeiro a cebola com o óleo por alguns minutos. Adicionar a manteiga e continuar refogando.

Receitas alemãs

Em seguida acrescentar o alho e a páprica doce.

Receitas alemãs

Adicionar páprica doce a vontade. Eu recomendo uma 1 colher de sopa raso para 600 a 800 gramas de carne.

Receitas alemãs

Adicionar o extrato de tomate e misturar bem.

Receitas alemãs

Refogar novamente e juntar a carne.

Receitas alemãs

Refogar tudo por mais 10 minutos.

Receitas alemãs

Adicionar as ervas.

Receitas alemãs

Deglacear com o vinho tinto e aguardar até ferver.

Receitas alemãs

Em seguida adicionar a metade do caldo.

Receitas alemãs

Ferver em fogo baixo até duas horas colocando mais caldo se necessário.

Receitas alemãs

A dica para obter um bom caldo do Goulash é: ferver por um longo tempo para reduzir e concentrar o caldo! A carne deve cozinhar no próprio caldo. Não usar farinha para engrossar!

Receitas alemãs

Aproximadamente após duas horas verificar a consistência da carne que deve estar macia.

Receitas alemãs

O molho deve estar com uma consistência cremosa.

Receitas alemãs

Pronto, servir com Knödel, Spätzle, arroz ou macarrão de seu gosto.

Guten Appetit,

Chef alemão Heiko Grabolle.

40 Respostas para “Receita Goulash – popular na Alemanha

  1. Uhmmm ! Receita anotada, obrigada !!

  2. Pingback: Culinária alemã: minhas 10 receitas alemãs mais acessadas | Chef Heiko Grabolle

  3. Pingback: Minhas receitas alemãs | Chef Heiko Grabolle

  4. Pingback: Cozinha alemã em Blumenau | Chef Heiko Grabolle

  5. José Fernando Jung

    Excelente receita. Desejo comprar o livro. Por favor informe quando o livro de receitas alemãs estiver
    à venda. Parabéns Mestre.

  6. Primeiro quero parabenizar e também agradecer por disponibilizar estas maravilhosas receitas. Fiz a cuca de banana e ficou muito boa e agora me arrisquei no goulash. O único problema que em fogo baixo o tempo de duas horas acabou sendo pouco. Como a família estava com a barriga nas costas, acabei cometendo um sacrilégio, colocando na panela de pressão por mais 10 minutos. Aí sim a carne ficou bem macia e todos ficaram felizes com cara de quero mais. Uma dúvida: comi goulash várias em um restaurante alemão em Santos e juntamente com a carne vinha batatas e cenouras. O prato estava erado então? Obrigado. Renato;

  7. deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa]

  8. eu tb faço assim…só que eu uso músculo ou acém…coloco paprika picante e ralo uma maçã verde e ponho um pimentão vermelho… e não ponho caldo nem áqua… deixo cozinhar bem baixinho por umas 3 horas….
    Existem inúmeros receitas e esta é da minha vó na áustria….abraço

  9. Obrigado, caro Heiko.
    Prepararei para a minha família esta receita a qual, só de olhar, já me parece muito saborosa. Certa vez comi esse prato na Áustria com o meu saudoso pai (que era de origem alemã por parte de minha avó) e gostei demais; desde então estava à procura de uma receita original.
    Aproveito, também, para dizer que o site está muito bem feito, caprichado.
    Um abraço,
    Gustavo

  10. Bom dia heiko
    Antes de mais nada, queria dizer que sinto-me orgulhoso de ter aprendido um pouco de seu conhecimento nesta area que hoje representa 80% da minha rotina. Sou um ex aluno seu da univali estou agora mesmo pesquisando sobre goulash e vi esta receita sua. Vou dar o meu pitaco já que essa receita tem muitas variações culturais. Acho que usando músculo marinado no vinho, você da uma consistencia melhor para o molho pela gelatina da carne, dourando a carne antes da cebola e alho também pela cor do molho. Ao invés de usar extrato de tomate, que no meu ponto de vista mata a preparação, eu uso um molho de tomate artesanal sem conservantes feito a parte. Vou preparar um agora, um abraço Heiko

  11. boa! nhame nhame….fui!

    • Eu sigo a receita do Heiko a risca. Mas teus pitacos fazem todo o sentido. O único problema é que odeio comer músculo, e como gosto de comer a carne da sopa…

      E se cozinhar por mais tempo o caldo com a carne indicada do heiko, não fica mais encorpado também será?

  12. Obrigada pela receita…. Há tempo preparo o Goulash que aprendi com uma amiga Austríaca; vou experimentar essa receita… abraços.

  13. Sempre fiz o gulasch em panela de pressão (mais de duas horas de cozimento é só pra quem pode ou quer esperar) e com páprica picante.
    Abraço

  14. Pingback: As 10 receitas alemãs mais acessadas | Chef Heiko Grabolle

  15. Uma delicia gosto muinto de cozinhar

  16. Denise Hassler Moreira

    Caro chef Heiko. Acabo de fazer o goulash e knödel. Tive uma experiência única apenas com o aroma, que me lembrou da casa de minha Oma. O sabor me reportou à minha infância. Suas receitas são perfeitas, mas creio que já deves saber disso. Só tenho a agradecer por seu blog. Vou fazer outros pratos oportunamente.
    Um grande abraço.

  17. Oi Heiko,
    vou fazer um para o meu aniver com os amigos! Vou seguir a tua receita e ver o resultado. Mas acho que vai ficar bom. Goulach (Goyash) é bom de qualquer maneira, não é? Abração, Haiko Hense

  18. Acabei de conhecer seu espaço, muto bom, já coloquei nos favoritos! Cheguei até aqui pesquisando no google como usar a páprica doce, aqui no nordeste (Brasil) não temos costume de usar esse tempero, mas soube que fica uma delícia na comida. Estou fazendo um ensopado de carne, praticamente igual o seu, só que não tenho vinho rsrsrs…

  19. Obrigado pela receita, fiz na panela de ferro e passamos o pão para limpar! Parabéns pelo seu trabalho, sou seu fã!!

  20. Acabei de conhecer seu blog e gostei muito. Vou fazer hoje essa receita, só preciso saber para quantas pessoas essa receita serve ?

  21. Tatiana Aschenbrenner

    Sensacional!!! Fiz e ficou maravilhoso. Bem parecido com a que meu pai fazia. Deu pra matar a saudades! Abraços

  22. arno schneider filho

    receita maravilhosa ,sou filho de pai alemão,tbem fica sensacionalcom a parte da fraldinha ,a que não tem a gordura em cima ,pois a mesma tem fibra grossas que desfiame aderem o gosto da páprica ,e como acompanhamento faço a batata roasted,fica sensacional

  23. Muito boa essa receita tudo delicioso.

  24. Heiko…Olá!
    Estou fazendo a receita de seu Goulash. Minha duvida é a respeito do cozimento. Sei que é em fogo baixo, mas devo tampar a panela? Ou cozinhar sem tampa? Faz alguma diferença?
    Grata.

  25. Ficou maravilhoso. Dos Deuses.
    Grata

  26. Pingback: Culinária Alemã – Receitas mais acessadas – Chef Heiko | kvasneria

  27. Heiko fiz sua receita ficou maravilhosa.Sábado meu sogro faz 87 anos vou fazer o almoço pra Família.Vou repetir sua receita vai ser surpresa pra ele.Obrigado por dividir essas delícias com a gente.

  28. Ola Heiko! Conheci seu Blog hoje! Estou encantada! Minha avó paterna nasceu na Áustria e ela fazia no Natal uma rosca deliciosa recheiada com passas, Castanhas, doces de frutas picados…Gostaria de saber o nome, em alemão, dessa rosca Heiko!
    Heiko vou fazer esse Goulash.
    Obrigada

  29. Adorei a receita e o passo a passo. Só me chamou a atenção pela quantidade de cebola, 800 gramas? É quase um quilo de cebola. Confere? Abraços e obrigada por compartilhar conosco essa deliciosa receita!

  30. Deliciosa a receita, obrigada! Já fiz várias vezes, e sempre fica muito boa.
    Agora vim procurar de novo e descobri que clonaram na cara dura a sua receita nesse site: http://www.clubedacarne.com/blog/goulash-receita-tipica-alema/ – e só tacaram uma cerveja preta no meio pra disfarçar. Até a observação sobre o tipo de vinho tá lá! Muito cara de pau.

  31. Olá! Ainda não fiz sua receita, tinha uma que uma senhora alemã me ensinou e dentre as várias que pesquisei a sua é a que está mais perto da que eu fazia. Com knödel ou spatzele então! Hummm…vou faz

  32. FabianaA Vieira

    Já fiz, refiz e fiz mais mil vezes. Amo essa receita! Obrigada, universo!

  33. Hallo Chef Heiko !!
    A quantidade de cebola é de 800g mesmo ?
    Aguardo seu retorno.
    Obrigado.

    • Essa foi a minha dúvida na primeira vez que fiz. Mas acredite, é isso mesmo e acho que esse caldo de cebola é que é o segredo dessa receita maravilhosa. Faço sempre! A qualidade da carne tb altera o sabor final! Amo de paixão essa receita!

  34. Olá Heiko!
    Estou amando seu blog e sua receitas! Minha avó paterna nasceu na Áustria, uma avó bela e boníssima!! Obrigada!
    Celia

  35. Pingback: Blog oficial do Senac SC | Delícias de inverno: 2 receitas práticas para espantar o frio - Blog oficial do Senac SC

Deixe um comentário