Pato ou marreco afinal?

Pato ou marreco? Qual é a diferença? Uma pergunta comum quando se fala da culinária germânica.

Marreco recheado

Pato ou Marreco? Uma pergunta comum quando se fala da culinária germânica.

Na verdade são duas raças diferentes, porém na comercialização do produto no Brasil o animal que é vendido vem de uma mesma raça. Embora existam embalagens com ambas as nomenclaturas. Ai o consumidor se pergunta: Mas porque está escrito em uma embalagem Marreco e na outra Pato se é o mesmo animal?

Marreco recheado

Marreco recheado geralmente acompanha repolho roxo, batatas e purê de maçã.

É simples: se trata de uma expressão regional! Os alemães consumiam o marreco na Alemanha de uma raça que não existe no Brasil, morando no Brasil então, buscaram uma raça semelhante: o Pato de Pequim (animal branco de bico amarelo), porém continuavam chamá-lo de marreco, pois foi preparado e cozido da mesma maneira que o marreco da Alemenha.

Marreco recheado

Marreco recheado geralmente acompanha repolho roxo, batatas e purê de maçã.

A indústria produz o pato, mas se adaptou e para a satisfação dos imigrantes alemães usa a nomenclatura “marreco” nas embalagens. Para quem sabe, compra pato. Mas a cultura é tão presente que até hoje podemos encontrar ambos as nomenclaturas nas embalagens, mas é o mesmo animal.

Fonte: Google e site oficial da Villa Germania (maior produtor de carne de pato na América Latina)

Curiosidade: Tem pessoas que até dizem que o sabor das aves é diferente se for comprar marreco e pato, mas pode acreditar que não é. No Brasil a “grande maioria” comercializado de marrecos e patos vem da raça Pato de Pequim.

Outra curiosidade: A empresa Villa Germania, a maior produtora de carne de pato no país e América Latina é o único que possui o S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal). A carne de sol de pato em Maceió, o marreco de Blumenau e o famoso pato Tucupi são todos a mesma ave brasileira: Pato de Pequim.

Viva a gastronomia brasileira!

Abraços,

chef alemão Heiko Grabolle.

3 Respostas para “Pato ou marreco afinal?

  1. rubensbachmann1944santacatarina

    o verdadeiro pato é o que crio aqui na lagoa. vc conhece kohl patea? On Qui 23/05/13 17:50 , Chef Heiko Grabolle

  2. Adorei o marreco recheado, saboroso e suculento!!! Andrea Rossedutscher, Criciúma SC.

  3. Pingback: Marreco recheado | Chef Heiko Grabolle

Deixe um comentário